David William Duchovny, é um premiado ator estadunidense, famoso por seu papel na seriado de TV The X Files (Arquivo X no Brasil), no qual interpretava o agente especial do FBI Fox Mulder.
Duchovny casou-se com a atriz Téa Leoni no dia 6 de maio de 1997. Em 24 de abril de 1999, Téa deu à luz sua filha, Madelaine West Duchovny. Depois, em 15 de junho de 2002, David foi pai de Kyd Miller Duchovny. A família Duchovny mora em Malibu, Califórnia.
Duchovny participou de vários filmes, inclusive como ator principal, antes de ser escolhido como o ator principal em uma série de televisão, Arquivo X, como o agente especial Fox Mulder. Ao se tornar astro desta série de sucesso internacional, foi indicado cinco vezes para o prêmio Emmy de Ator Principal em Série Dramática, além de haver sido indicado ao prêmio de Melhor Ator Convidado em Série Cômica por sua participação no "The Larry Sanders Show". Em 1997, venceu o Globo de Ouro como Melhor Ator em Série Dramática, tendo sido indicado para três edições deste prêmio, três Guild Awards para atores de cinema e um TV Critic's em Série Dramática. David Duchovny ganhou o prestigiado American Comedy Award, por sua participação no programa Larry Sanders Show e ganhou o segundo Globo de Ouro de sua carreira, como ator cômico, por Californicação.
Desde a estréia de "Arquivo-X", os fãs, autoproclamados "X-Philes" (no Brasil, conhecidos como "excers"; nos EUA incluem a facção feminina "Brigada Estrogênica David Duchovny", ou DDEB na sigla em inglês) têm acompanhado com antecipação o seu herói, o Agente Especial Fox Mulder, que armado apenas com uma fé imortal na existência do inexplicável, tem explorado casos considerados inacreditáveis ou inexplicáveis pelo FBI. Registos visuais de OVNIs, abduções alienígenas, possessão, vudu, feitiçaria, para Mulder, não há linha divisória entre o que é possível e o impossível. A performance de Duchovny em "Arquivo-X" lhe tem valido os títulos de "Ícone Zeitgeist" dado por Laura Roberts, no jornal The New Republic, e "o primeiro símbolo sexual da Internet com cabelo", por Maureen Dowd no The New York Times.
Em 1997, David Duchovny foi escolhida pela revista People como uma das "50 Pessoas Mais Bonitas do Mundo". Durante a temporada 1998-99, Duchovny adicionou o papel de diretor à sua já extensa lista de realizações quando ele escreveu, dirigiu e estrelou um episódio de "Arquivo-X" aclamado pela crítica intitulado "The Unnatural". No ano seguinte, escreveu e dirigiu outro episódio aclamado pela crítica intitulado "Hollywood AD", com Téa Leoni, sua esposa e Gary Shandling. Em 2004, escreveu, atuou e dirigiu o filme House of D, com Robin Williams.
Além da participação especial de David nos episódios finais de "The Larry Sanders Show" que permitiu-lhe não apenas mostrar suas habilidades cômicas, mas valeu-lhe um American Commedy Award ele teve 03 passagens pelo "Saturday Night Live", apresentando o final da temporada 1998-99. Participou como convidado especial da série Sexy And the City e como diretor de um episódio de BONES. Sua carreira cinematográfica é bem diversificada. Também participou de grandes séries na TV. Um de seus primeiros trabalhos foi o papel de Dennis/Denise Bryson, o detetive travesti de "Twin Peaks", a "avançada" série para a televisão de David Lynch. Duchovny também passou quatro temporadas como o emotivo narrador da série de TV de antologia erótica "Red Shoes Diaries", de Zalman King (diretor de "Nove e Meia Semanas de Amor" e "Perfume de Orquídea").
Uma paixão por filmes fora do padrão trouxe-lhe a aclamação da crítica por suas performances nas produções "Kalifornia", na qual ele contracena com Brad Pitt e Juliette Lewis, O Juízo Final ("The Rapture"), o controverso filme dirigido por Michael Tolkin, no qual ele contracena com Mimi Rogers (com quem voltaria a contracenar na série "Arquivo-X"), e "Julia Has Two Lovers", no qual realizou uma performance pioneira como um atendente de sexo por telefone. Duchovny fez o papel de Roland "Rollie" Totheroh, o camera-man e antigo confidente de Charlie Chaplin no filme dirigido por Sir Richard Attenborough, "Chaplin", estrelado por Robert Downey Jr., e teve um papel coadjuvante em "Beethoven", contracenando com Charles Grodin.
Duchovny passou o verão de 1999 filmando a comédia romântica Feitiço do Coração ("Return to Me"), na qual contracena com Minnie Driver e Bonnie Hunt, também diretora. Suas atuações em outros filmes incluem Brincando com a Morte ("Playing God"), dirigido pelo premiado diretor da TV a cabo Andy Wilson e contracenando com Timothy Hutton e Angelina Jolie, a versão para o cinema de "Arquivo-X", com o subtítulo "Resista ao Futuro", dirigida por Rob Bowman, e Totalmente Apaixonados ("Trust the Man"), em que voltaria a contracenar com Julianne Moore (a primeira vez fora em Evolução. Seus mais recentes trabalhos são os dramas Coisas que Perdemos no Caminho, com Halle Berry e O SEGREDO, onde vive o papel de um pai de familia que perde a esposa em um tragico acidente de carro, e a sátira The TV Set. Terminou de filmar o filme THE JONESES, com Demi Moore, em Atlanta em Novembro de 2008.
Nome: David William Duchovny
Data de nascimento: 7 de agosto de 1960
Ocupação: Ator
Nascido em: Nova York, EUA
Prêmios: Ganhou 2 Globos de Ouro. Outras 6 vitórias e 29 nomeações
Filmografia
2009 - Californication (TV)
2008 - Californication (TV)
2008 - Arquivo X: Eu Quero Acreditar
2007 - Californication (TV)
2006 - Coisas que Perdemos pelo Caminho (Things we Lost in the Fire)
2005 - Um Elenco do Barulho (The TV SET)
2005 - The Secret
2005 - Totalmente Apaixonados (Trust the Man)
2004 - Reflexos da Amizade (House of D)
2004 - Connie e Carla - As rainhas da noite (Connie and Carla)
2002 - Full frontal - (Full Frontal)
2001 - Evolução (Evolution)
2001 - Zoolander (Zoolander)
2001 - The X-Files (TV)
2000 - Feitiço do coração (Return to me)
2000 - The X-Files (TV)
1999 - The X-Files (TV)
1998 - The X-Files (TV)
1998 - Arquivo X - O filme (The X-Files - The Movie)
1997 - Brincando com a morte (Playing God)
1997 - Red Shoes Diaries: Temple of Flesh
1997 - The X-Files (TV)
1996 - Red Shoes Diaries 8: Night of abandon (TV)
1996 - Red Shoes Diaries 7: Burning up (TV)
1996 - Red Shoes Diaries 6: How I met my husband (TV)
1996 - The X-Files (TV)
1995 - The X-Files (TV)
1994 - The X-Files (TV)
1993 - The X-Files (TV)
1993 - Kalifornia
1993 - Red Shoes Diaries 5: Weekend pass (TV)
1993 - Red Shoes Diaries 3: Another woman's lipstick (TV)
1992 - Venice/Venice
1992 - Red Shoes Diaries 2: Double dare (TV)
1992 - Red Shoes Diaries (TV)
1992 - O rapto de Sophie (Baby snatcher) (TV)
1992 - Beethoven, o magnífico (Beethoven)
1992 - Chaplin (Chaplin)
1992 - O Caso Kennedy - Uma conspiração (Ruby)
1991 - O juízo final (The Rapture)
1991 - Viva! A babá morreu (Don't tell mom the babysitter dead)
1991 - Julia e seus dois amantes (Julia Has Two Lovers)
1991 - Denial
1990 - Bad influence
1989 - New Year's Day
1988 - Uma secretária de futuro (Working girl)
Marcadores:
David Duchovny
Personalidades - David Duchovny
Postado por
Renato C.
~
20 de março de 2010
às
09:20
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário